Associação "A Minha Casa"

Freguesia de Olho Marinho

Associação "A Minha Casa"

A Associação "A Minha Casa" tem por objectivo promover o tratamento de vanguarda na área das adições (álcool/drogas/fármacos) num ambiente ético e profissional.

Acreditando no Ser Humano e nas suas potencialidades, a associação promove a possível transformação integral do indivíduo, através de uma ação conjunta com a sua família e a sociedade na qual está inserido.

História

A Associação Minha Casa - Comunidade Terapêutica foi constituída notarialmente no dia 16 de Janeiro de 1996 como instituição privada sem fins lucrativos e publicada em Diário da República n.º 61 de 12 de Março de 1996.

Em Agosto de 1997, foi concedido o funcionamento a titulo provisório com capacidade para 8 utentes, por despacho do Conselho de Administração do Serviço de Prevenção e Tratamento da Toxicodependência (SPTT).

Em Março de 1998, foi atribuída a licença definitiva como Unidade Privada, actuante no campo de Prevenção Secundária, através de prestação de cuidados de saúde na área da toxicodependência com capacidade para 22 utentes. Ainda em 1998, foi celebrado um protocolo de cooperação financeira para o tratamento e internamento de utentes com o SPTT.

O modelo de tratamento na Comunidade consiste num processo sequencial e por fases, com a duração máxima de 18 meses, recorrendo a técnicas psicológicas e de intervenção social, com vista a aquisição de novos hábitos de vida, de novas relações interpessoais, com o intuito de que o utente construa a sua nova identidade psicossocial.

A partir do ano 2000, surgiu a necessidade de ampliar os espaços terapêuticos, de trabalho, de formação profissional e de lazer, de modo a permitir um desenvolvimento funcional e organizacional, bem como uma melhor prestação de serviços. Neste sentido, em Novembro de 2003, obtivemos licença para 12 camas sem protocolo.

Actualmente, dispomos de 54 camas licenciadas, sendo 43 protocoladas com o Ministério da Saúde e, 11 camas particulares.

Objetivos Sociais

1. Promover e realizar o tratamento, a recuperação física, psíquica e social do toxicodependente tendo em vista a sua inserção social, familiar e laboral, considerando o respeito e dignidade da pessoa.

2. Desenvolver a prevenção das Toxicodependências recorrendo, entre outras, a acções de informação com carácter objectivo e científico, direccionadas para a sociedade em geral e, para a família, escola, o mundo do trabalho, em particular.

3. Incentivar e promover o conhecimento recíproco, a cooperação e a inter-ajuda entre famílias do toxicodependente.

4. Incentivar e apoiar entidades e/ou instituições que promovam acções de carácter social, artístico, cultural e desportivo, no âmbito de um política global de recuperação de Toxicodependências.

5. Impulsionar e/ou estimular a cooperação e o intercâmbio entre entidades públicas, privadas e comunidades em geral, realizando congressos, encontros, seminários, simpósios com o intuito de divulgar, compartilhar e aprofundar experiências no âmbito dos programas de prevenção, tratamento, recuperação e reinserção social da pessoa toxicodependente.

6. Accionar a angariação de recursos financeiros junto de entidades tutelares e/ou convencionadas, autarquias locais, organismos de cooperação nacionais ou internacionais com vista ao cumprimento dos objectivos da Associação.

7. Suscitar a criação, regulamentação e gestão de iniciativas que proporcionem condições favoráveis à angariação de receitas extraordinárias facilitadoras dos Programas implementados e/ou a implementar pela Associação.

Equipa Técnica

Dr.ª Sandra Tello - Psicóloga Clínica - Directora Técnica
Dr.ª Patrícia Frazão - Psicóloga Clínica
Dr. João Malhoa Santos - Técnico Superior de Serviço Social
Dr.ª Bárbara Silva - Técnica de Serviço Social
Marta Dias - Administrativa
João Santos - Auxiliar Terapêutico
Alejandro Martinez - Auxiliar Terapêutico
André Oliveira - Auxiliar Terapêutico
Dr. António Cabeço - Médico Psiquiatra
Dr. Fernando Correia - Médico Clínica Geral

Contactos

Rua de Santo António, 16
Olho Marinho,
2510-521 Óbidos
Portugal

Tel. +351 262 968 689
Tlm. +351 962 482 772
Fax. +351 262 968 628
E-mail. geral@associacaominhacasa.pt

Partilhar: