Símbolos Heráldicos

Freguesia de Olho Marinho

Brasão

Escudo de negro, gamo de ouro passante, entre três besantes de prata, carregado cada um de três faixetas ondadas de azul (fontes) e acompanhada em chefe de um escudete de azul besante e debruado de prata posto entre dois crescentes do mesmo metal. Coroa mural de três torres de prata. Listel branco, com a legenda a negro, em maiúsculas: «Olho Marinho - Óbidos».

Bandeira

Amarelo. Cordão e borlas de ouro e negro. Haste e lança de Ouro;

Selo Branco

Circular, com as peças do escuso sem indicações de cores e metais, tudo envolvido por dois círculos concêntricos, onde corre a legenda Junta de Freguesia de Olho Marinho - Óbidos. Parecer emitido pela Comissão de Heráldica da Associação dos Arqueólogos Portugueses, nos termos da Lei n.º 53/91, de 7 de Agosto. A data deste Parecer deverá constar na publicação do Diário da Républica. Lisboa, 14 de Agosto de 1994

Explicação

De negro - cor heráldica, que representa a terra, rocha, onde brotam os olhos de água, no fundo sinónimo de riqueza e prosperidade; os besantes ondeados de azul (três) representam, em heráldica, as fontes que, neste caso, são as Nascentes/Olhos de Água.

Gamo

Animal da família dos veados, timbre das armas dos Gamas, em alusão ao brasão da família de Estevão Ferreira da Gama. O gamo representa também a caça grossa que existia há séculos nesta zona, tão da preferência da Corte para as suas caçadas. As restantes peças, são parte das armas de Óbidos.

Partilhar: